sexta-feira, 11 de outubro de 2013

O original e o originário

Para uma badalhoca do Facebook, para quem não conhece poderá verificar na secção "pessoas que talvez conheças", não basta colocar uma foto em bikini em pose vulgar. É preciso colocar como legenda uma frase muito profunda de um escritor consagrado. "As redes sociais estão a arruinar a saúde dos escritores. A Clarice Lispector está carregada de bicho desde o tempo do Orkut e agora a vida dela está por um fio. Aqui em Portugal sou eu que me lixo. Senti-me mal depois de ter sido usado numa foto de uma esteticista do Seixal e fui ao médico. O Alberto Caeiro apanhou sífilis, o Álvaro de Campos tem SIDA e o Ricardo Reis está com uma comichão irritante nos tintins e sente ardor depois de urinar", lamentou Pessoa.




Fenomenal! Hoje já não se criam novas frases, pensamentos, ideais. Hoje recorre-se ao que já foi criado mas com isso as pessoas julgam que são 'originais' por 'postar' uma frase que ainda ninguém postou deste ou daquele escritor.

Hoje em dia parece cool e inteligente andar a publicar 'frases sentidas' para não falar das imagens de golfinhos no mar em pleno luar.

E já agora vou citar Einstein "Eu temo o dia em que a tecnologia ultrapasse a nossa interacção humana, e o mundo terá uma geração de idiotas". Esse dia chegou (já há muito tempo...)!

Sem comentários:

Enviar um comentário