sábado, 22 de junho de 2013

A linha do Tua - a perda para breve!


- Quando saiu o documentário vi-o
- Quando vi o documentário pensei no quanto gostaria de lá ir
- Quando finalmente fui senti-me outra



“Pare, escute e olhe” é um documentário de Jorge Pelicano que recomendo vivamente a quem queira ou não fazer algum dia a linha do Tua.

Foi durante um fim-de-semana que nos juntámos 10 e partimos!
Os 35km percorridos em cima das sulipas da linha de comboio foram acompanhados por paisagens magníficas, uma natureza inexplicável e tranquilidade máxima. O rio que nos acompanhava sempre e onde experimentámos as águas nuns mergulhos, os grandes desfiladeiros, os pequenos apeadeiros onde parávamos para retomar as forças fazem parte de um percurso que marcam uma experiência.

O Senhor Abílio da estação da Ribeirinha – o nosso ponto de partida – é sem dúvida um senhor de muita história. Mostrou-me a capela, contou-me histórias da aldeia e ainda alguns segredos que pediu que não dissesse nem à sua mulher! Começamos então na Ribeirinha, parámos em S.Lourenço e descemos até ao Tua.
Foi tão bom… até chegar ao fim da linha, altura em que nos deparamos com uma grande obra, cimento, betão, máquinas escavadoras. A dimensão daquela obra é sem dúvida assustadora, infeliz, enchendo-nos de revolta! 

Não houve cansaço, não houve exaustão. Houve alegria (e algumas quedas no escuro …)!

Os créditos da foto para a Inês! :) 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário