quarta-feira, 26 de junho de 2013

A 27 de junho...

A primeira vez que a UGT e a CGTP se juntaram para protestar contra medidas do Governo foi a 28 de março de 1988. Foram precisos 22 anos para que se voltassem a juntar, a 24 de novembro de 2010. Um ano depois organizaram novo protesto com a mesma data - 24 de novembro. 
 
Amanhã é dia de greve geral, a quarta vez que a CGTP e a UGT se juntam desde o 25 de abril de '74. A segunda greve geral que Pedro Passos Coelho enfrenta enquanto primeiro-ministro. O primeiro governante da democracia e enfrentar duas greves gerais convocadas pelas duas centrais sindicais.
 
Questiono-me dos resultados.
 
Em vez de ler matéria com conteúdo animador sobre a greve geral, conteúdo que mostre medidas e alterações de mentalidades, matéria enriquecedora... não. As noticias que surgem são a suspensão dos transportes cujo principal problema será chegar ao emprego. Atenção que não estou a desvalorizar quem esteja com esta preocupação (eu mesma não terei transporte para ir até ao meu local de trabalho).
 
Mas será mais um tiro no pé?
Será apenas mais uma?
Será apenas mais uma brincadeira de pessoal revoltado, como muito boa gentinha pensa?
 
Concordo que se façam greves mas e depois?
Como diz o outro "prognósticos só depois do jogo".
 
Ando realmente desanimada com tudo isto... Ainda mais!

sábado, 22 de junho de 2013

A linha do Tua - a perda para breve!


- Quando saiu o documentário vi-o
- Quando vi o documentário pensei no quanto gostaria de lá ir
- Quando finalmente fui senti-me outra



“Pare, escute e olhe” é um documentário de Jorge Pelicano que recomendo vivamente a quem queira ou não fazer algum dia a linha do Tua.

Foi durante um fim-de-semana que nos juntámos 10 e partimos!
Os 35km percorridos em cima das sulipas da linha de comboio foram acompanhados por paisagens magníficas, uma natureza inexplicável e tranquilidade máxima. O rio que nos acompanhava sempre e onde experimentámos as águas nuns mergulhos, os grandes desfiladeiros, os pequenos apeadeiros onde parávamos para retomar as forças fazem parte de um percurso que marcam uma experiência.

O Senhor Abílio da estação da Ribeirinha – o nosso ponto de partida – é sem dúvida um senhor de muita história. Mostrou-me a capela, contou-me histórias da aldeia e ainda alguns segredos que pediu que não dissesse nem à sua mulher! Começamos então na Ribeirinha, parámos em S.Lourenço e descemos até ao Tua.
Foi tão bom… até chegar ao fim da linha, altura em que nos deparamos com uma grande obra, cimento, betão, máquinas escavadoras. A dimensão daquela obra é sem dúvida assustadora, infeliz, enchendo-nos de revolta! 

Não houve cansaço, não houve exaustão. Houve alegria (e algumas quedas no escuro …)!

Os créditos da foto para a Inês! :) 
 

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Uma visão global!


1º - Temos um Papa que diz que português é um espanhol mal falado (Desculpe lá?!)

2º - Temos primeiro uma Turquia e depois um Brasil que “acordou”, segundo a Dilma. Bom, nesta matéria não há muito a acrescentar. Um amigo meu saiu-se com uma frase há pouco tempo que resume o que sinto, e citando “se o “BrasilAcordou”, significa que Portugal está em coma?”, ora bem!

3º - Temos greves dos professores que obrigam à alteração das datas já calendarizadas para os exames nacionais. No outro dia estava a aguardar para uma reunião de trabalho e a TV estava ligada. Um rapaz que não tinha mais de 16 anos dizia que a mãe era professora e compreendia todos os motivos, mas mostrava-se indignado pelo facto dos professores também não compreenderem quando são os alunos a manifestarem-se. Bom… isto dava pano para mangas mas a verdade é que muitos ainda consideram que as tais manifestações estudantis são uma desculpa para não ter aulas e que não passam de uma brincadeira de crianças. Enfim... (next)
4º - Temos um Jumbo acusado de substituir bacalhau por peixe-caracol na sua comida instantânea de bacalhau com natas. No dia seguinte é apontado como o hipermercado com os preços mais baixos. Eit! Vamos lá esquecer o peixe e ‘bora ao Jumbo. (nãããã, pessoalmente continuo a não gostar!)

5º - Temos um facebook com hashtags! – uma pa-lha-ça-da!

6º- Temos um WWZ – Guerra Mundial que foi considerado pelos críticos “um grande fiasco”, “uma morte cerebral”, uma “inutilidade elaborada”. Bom, quando estiver “disponível” vejo por mim mesma. (Ultimamente tenho visto todos os filmes quanto eu gostava, yeah!)

7º - Temos um Portugal livre da troika no próximo ano. Ah estamos preparados para ir lá para fora e sermos livres que nem um pássaro? …zzzzzzzzzzzz

Enfim, temos tantas coisas ultimamente que posso dizer que somos um mundo mesmo “rico”…
 
(E por falar em rico, portugal tem coisas lindas - noutros aspetos! Depois desenvolvo,,,)

quinta-feira, 20 de junho de 2013

L'ombelico del Mondo!

O Umbigo do Mundo!
 
Para o Lorenzo e para o Luca, italianos de sangue, animadores dos Santos Populares de Lisboa e couchsurfings por natureza!
 

 
Molto buono!