quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Ando... incomodada.

Aqui há dias pus-me a pensar com os meus botões…

As pessoas ultimamente têm-me parecido demasiado acomodadas. As conversas já não são interessantes, as histórias andam a desmotivar e as partilhas são cada vez mais fracas. Ou talvez o problema seja mesmo meu, talvez seja eu que esteja a exigir demasiado por uma coisa que não vai acontecer, ou que pelo menos não é normal de acontecer. Estamos numa era em que é mais fácil ligar o facebook, ver o feed de notícias dos amigos, das páginas a que estamos ligados, sem fazer uma mínima pesquisa sobre as coisas, sobre o que se passa. O agenda setting sempre determinou os assuntos da ordem do dia, o gate keeper sempre filtrou estrategicamente os temas e assim se foram desenvolvendo debates, notícias focadas nos assuntos do dia.

Lembro-me que aqui há tempos pensei que, com tanta informação que temos na ponta dos dedos, um dia seriamos nós a fazer o agenda setting. Enganei-me. Continuo a achar que os assuntos mais interessantes continuam a não ser discutidos (porque assim é que deve ser, não discutir lobbies nem colocar em causa o que deve ser regra…).

Uma coisa tão simples (que não é, é por acaso bem complexa) como conhecermo-nos a nós próprios, descobrirmo-nos a nós mesmos, parece um exercício que muitos evitam, não pensam, não se interessam. Incomoda-me os que querem é saber da vida dos outros. Incomoda-me o facto de não nos querermos conhecer. Incomoda-me.

(Livro a ler: O Cavaleiro da Armadura Enferrujada)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário